quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ANTIUMECTANTES

Os antiumectantes, ao contrário dos umectantes, impedem que os alimentos absorvam umidade, já que podem reduzir as capacidades higroscópicas dos alimentos, ou seja, a facilidade dos mesmos em absorver água. O que acontece é que essas substâncias absorvem toda a umidade, mas fazem isso sem se tornarem fisicamente úmidas. Além disso, os antiumectantes reduzem também a tendência da adesão das partículas de alimentos, evitando que “partículas individuais” se juntem a outras, ou seja, evitam que as partículas se agrupem quando entram em contato com a água.
Os antiumectantes são muito encontrados em macarrões, refrescos em pó, suplementos alimentares, sopas em pó, gelatina (ainda em pó), sal (convencional) e alguns temperos, entre outros. Estes exemplos podem ser observados em nosso cotidiano. Se você parar para analisar esses produtos, perceberá que possuem um aspecto seco, o que é causa dessas substâcias.
São 8 os antiumectantes mais conhecidos, sendo eles:
-Carbonato de cálcio: CaCO3
-Carbonato de magnésio:  MgCO3
-Fosfato tricálçico: Ca3 (PO4)2-Citrato de ferro amoniacal
-Slicato de cálcio: CaSiO3
-Ferrocianeto de sódio Na4Fe(CN)6
-Alumínio silicato de sódio: NaAl2Si3O8
-Dióxido de silício (o mais utilizado): SiO2

Eles são identificados pela sigla AU + seu número (em números romanos). Por exemplo, o citrato de ferro amoniacal é o quarto, logo é representado como AUIV.

Alguns antiumectantes podem não fazer bem à saúde se ultilizados ou se ultilizados incorretamente, assim como o fosfato tricalçico que pode  ser tóxico, ou o ferrocianeto de sodio que pode intoxicar os rins.

9 comentários:

  1. do que são extraídos? qual sua origem animal , mineral?

    ResponderExcluir
  2. Kró Queijo, sem gorduras trans e com muito antiumectante!

    Corra já pra Casa do Biscoito!

    ResponderExcluir
  3. Os fabricantes mencionados nesta pågina, não tem nem um comentário, nem ao menos descrevem. O ANTIUMECTANTE INS535 mencionado no sal de cozinha não foi encontrado sua descrição é ou composição, de modo que aparenta esconder alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Antiumectante INS535 é Ferrocianeto, está descrito na página.

      Excluir
  4. tricálcico não precisa de c cedilha!

    ResponderExcluir
  5. tricálcico não precisa de c cedilha!

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com o Walfrido paulista estão a esconder alguma coisa.

    ResponderExcluir